Pintura em cerâmica

Pintar cerâmica é uma paixão que divido com muitas pessoas aqui no blog e no face, por isso vou postar de maneira mais simplificada o processo utilizado para a criação desta linda pintura tipo japonesa da super talentosa Ana Claramonte.

ceramica 2

O primeiro passo é definir o desenho e as cores, claro. Esse desenho deve ser feito na peça com um lápis oleoso próprio para cerâmica, mas neste caso, antes do desenho, a peça foi pintada com a cor desejada e por cima foi traçado o desenho.

ceramica

Para fazer os arabescos que representam o elemento água na cultura japonesa, ela usou uma técnica parecida com o processo de gravura chamado ponta seca, que nada mais é do que simplesmente retirar a tinta com uma ponta seca.

ceramica

ceramica

O peixe foi finalizado com um pincel e com detalhes que enriquecem muito a peça, vejam as escamas, têm detalhes brancos que também foram feitos com a ponta seca. Para fazer as bordas foi recortado um papel do mesmo tamanho e formato da borda do prato e o desenho foi feito à lápis. Vejo muitas pessoas fazendo decalque do lápis na cerâmica, mas isso pode sujar a tinta na hora de pintar, por isso não recomendo, prefira treinar no papel e depois copiar seu próprio desenho diretamente no prato.

ceramica-1-e1531950766788.jpg

Notem que para fazer o bowl foi usado o mesmo padrão da borda do prato, tornando o jogo mais interessante e moderno, mesmo usando um tema tradicional da cultura japonesa.

ceramica-11.jpg

Para a finalização do desenho, foi usado um pincel 0,2 com tinta esmalte mas não se desanimem, pois os traços podem ser feitos com uma caneta especial que pode ser encontrada facilmente em loja de artigos para cerâmica.

ceramica-4-e1531952302876.jpg

Depois das peças pintadas, elas vão para a queima em um forno especial em 800 graus. Cada cor se comporta de uma forma diferente na queima, por isso muitas vezes o preto é queimado separadamente das outras cores, mas o importante aqui é mesmo que conheça um pouco sobre essa arte milenar que tanto nos encanta!

ceramica-3.jpg

 

3 comentários em “Pintura em cerâmica

  1. Que bom encontrar você é seu trabalho maravilhoso.Sempre tive desejo de aprender a usar a técnica da pintura em cerâmica. Amo a arte japonesa, étnica, africana, etc… ricas nesta área. Bem gostaria muito de conhecer e aprender está arte milenar afinal trabalho nesta área, mas nunca tive a oportunidade. No mais parabéns e até!!!!!beijos.

    Curtir

    1. Oi Marcia, fico muito feliz com seu comentário, estamos preparando um lindo curso com muito carinho direcionado para mulheres como você, que admiram a arte da cerâmica e querem aprender como hobby ou mesmo para renda extra. Vou te deixar um post na terça que vem, obrigada pelo interesse em meu trabalho, são mulheres como você que fazem valer a pena e me inspiram realizar o meu melhor. Um grande beijo!!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s