Cerâmica rendada

Atendendo a um pedido especial, hoje posto com muito carinho o passo a passo do trabalho de cerâmica rendada do estúdio de Kernersville na Carolina do Norte. Maggie Weldon preserva lembranças inestimáveis com impressões delicadas de rendas antigas. Uma descoberta que ela fez junto com seu próprio caminho de acaso e determinação, a cerâmica de rendas significativa da artista, parece uma expressão feita sob medida de sua alma.

renda.jpg

De sua sala de trabalho, Maggie Weldon fabrica cerâmica de grandes placas de argila e restos de renda. Pilhas de pratos são queimadas, envidraçadas e queimadas novamente para criar peças em tons pastéis, mas esta técnica pode ser aplicada em argilas frias com secagem ao ar caso não tenha forno de alta temperatura para queimar.

renda1.jpg

Passo a passo para você fazer as suas próprias peças:

renda 3.jpg

1. Depois de amassar a argila (como uma massa de pão), usando um rolo, estique uma placa de argila entre de 1 cm de espessura, certificando-se de que a placa seja cerca de 10 cm maior do que o tamanho da renda a ser usada. Coloque a placa em cima de um tecido de algodão.

2. Usando um rolo, pressione a renda na argila para fazer uma boa impressão.

renda 4.jpg

3. Suavemente e devagar, retire a renda.

4. Usando uma esponja úmida, limpe e alise a impressão da renda, certificando-se de limpar quaisquer partículas soltas de argila.

renda 5.jpg

5. Usando uma faca de cerâmica, apare ao redor das bordas externas do desenho de renda, alisando quaisquer bordas ásperas com os dedos ou com uma esponja úmida.

6. Segure as bordas do tecido subjacente e deslize a argila em uma tigela rasa para que os lados da peça fiquem levemente elevados. Pressione cuidadosamente a argila para dentro da tigela e a deixe secar por aproximadamente dois dias (isso varia muito, dependendo da umidade do ambiente e da umidade da argila).

Agora que você já pegou a técnica, vou deixar aqui algumas inspirações para que solte a imaginação nas infinitas possibilidades!

renda 7.jpg

Veja que neste caso, na hora de colocar a placa já cortada dentro da tigela ou outra louça para a argila pegar a forma, ela ainda deu mais movimento nas bordas, criando ondas nas laterais, fica lindo também e é mais um recurso que você pode usar.

renda 6.jpg

renda 8.jpg

Outra ideia bacana é usar a renda como detalhe da peça, fica lindo também.

renda 12.jpg

Neste caso a peça foi inteiramente rendada e pintada com uma única cor. A dica para pintar é usar tinta para porcelana, depois de pintar pode queimar no forno por 90 minutos a 180 graus que fixa, retire do forno só depois da peça esfriar, pode lavar mas com carinho e cuidado. marcas que recomendo: Pebeo, Talens, Lukas, Acrilex e Decorfix, são encontradas facilmente em casas de materiais para artesanato.

renda 13.jpg

Neste caso, a peça foi cuidadosamente trabalhada com a tinta depois da impressão da renda. É um trabalho super meticuloso mas vale a pena, o resultado é deslumbrante.

renda 15.jpg

Achei bacana colocar aqui para vocês conhecerem o trabalho de Jessica Pezalla, ela inicia  o processo com a impressão na renda mas depois, retira o excesso de argila deixando apenas as linhas da renda, não é lindo?!

renda 16.jpg

A inspiração de Jessica acredito vir daqui, as cerâmicas árabes simplesmente maravilhosas, esta é uma etapa muito, muito avançada mas vale a gente babar um pouquinho.

Espero que tenham gostado e, se se animarem a fazer, mande uma foto para postarmos a sua criação!!

 

 

 

 

2 comentários em “Cerâmica rendada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s