Cerâmica japonesa, uma arte milenar

A cerâmica é uma arte muito antiga e por ser um material extremamente resistente, é capaz de nos contar histórias de civilizações e culturas que não existem há milênios. As primeiras peças foram feitas para armazenar grãos ou líquidos e posteriormente para artigos mais elaborados como imagens em relevo ou com pinturas que possivelmente passaram a ser objetos de decoração.

cerâmica.jpg

Acredita-se que esta técnica da queima da argila, se iniciou no período neolítico há 25 mil anos. Outras importantes peças de cerâmica foram encontradas no Japão e datam de 8 mil anos. Para falarmos sobre a cerâmica japonesa, temos de passar pela cerâmica chinesa, pois a influência é muito importante.

ceramica 1.jpg      ceramica 2.jpg

Na China encontramos certamente a maior tradição mundial de fabricação de cerâmica e porcelana. Há 5 mil anos, os chineses desenvolveram técnicas sofisticadas de queima da argila em altas temperaturas, deixando a peça com acabamento mais refinado, possibilitando maior controle da pintura (com destaque à cor azul).

ceramica 5.jpg  ceramica.jpg

No Japão percebemos a influência chinesa na cerâmica na era Kamakura (1185-1333), mas foram com os Coreanos que o final da mesma era que aprimoraram ainda mais a técnica e pintura em policromia, com destaque a Satsuma-yaki de Kagoshima, que vemos abaixo.

image.png     image.png

image.png     image.png

Nos dias atuais, a cerâmica japonesa permanece sendo muito valorizada tanto na forma e técnica, quanto na delicada pintura. A produção contemporânea é variada, desde o inusitado à releitura de elementos e peças tradicionais.

Ceramica_No.61_ok

ceramica_no01_ok.jpg

image.png   image.png

image.png     image.png

Entre as ceramistas mais influentes atualmente, eu gostaria de destacar o trabalho primoroso de Hideko Honma, que desenvolve peças esculturais procuradas pelos principais arquitetos do país e chefs estrelados. Ela utiliza o barro brasileiro como matéria-prima e para colorir, cinzas de folhas como jatobá e eucalipto.

image.png  image.png  image.png     image.png

Outra ceramista inspiração da nova geração é a tarimbada Kimi Nii, de cunho mais artístico, suas peças minimalistas são resultados de experiências plásticas “Algumas acontecem a partir de um resultado inesperado e ganham formas que me conquistam.”

image.png image.png

image.pngimage.pngimage.pngimage.png

É interessante notar como a arte da cerâmica se mantém importante e valorizada até os dias atuais, e como o seu processo de manufatura ainda se assemelha com as técnicas milenares. Com a evolução tecnológica, as possibilidades de cores, queimas e técnicas geram infinitas possibilidades de criação, agregando valores a esta cultura milenar que tem seu espaço garantido na história, arte e cultura ao redor do mundo.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s