Como deixar a mesa mais charmosa com um simples detalhe.

Os talheres de cerâmica estão cada vez mais presentes nas mesas mais charmosas, comprovando que beleza e elegância estão nos detalhes.

post.jpg

Nada mais bacana do que colocar na mesa peças criadas por nós mesmos, por isso vou deixar aqui uma técnica muito simples para você poder criar suas colheres de argila. Esta técnica foi desenvolvida pelo estúdio Love Sown, que dá o tutorial de como fazer uma colher de argila usando uma outra colher já existente:

“Em vez de pressionar a argila em um molde, eu rolo uma bobina em forma de cunha, pressiono a extremidade mais grossa ao redor da tigela de uma colher existente e puxo a alça.”

post

Selecione uma colher da cozinha com uma forma que você deseja alcançar ou usar como ponto de partida. Pegue também qualquer textura que você queira adicionar e um rolo. Se você planeja fazer um buraco, pegue o um furador.

post

post

Enrole uma pequena “cobra” de barro com uma ponta mais grossa, com volume suficiente para pressionar ao redor da ponta da colher selecionada.

post

post

Segurando a colher de barro junto à tigela (a colher “real” ainda presa) ou colocando-a no espaço de trabalho, estreite a alça puxando e moldando cuidadosamente, tomando cuidado para não forçar o local onde a alça se conecta à cunha. Eu faço cerca de metade do puxão com a colher anexada e metade depois, quando apoiada no espaço de trabalho. Você pode apoiar o “pescoço” com uma mão para impedi-lo de esticar.

post5.jpg

A parte mais complicada é, de longe, liberar o barro da cunha da colher “real”. Se você tiver uma colher de metal escorregadia, um pouco de água permitirá que você gire e retire-a lentamente se tiver certeza de limitar o alongamento da tigela de barro. Se você usar uma colher de pau, isso pode não funcionar.

post6.jpg

A parte côncava e o cabo são limpos para remover as rachaduras e obter a espessura desejada. Se a bola de barro no final era muito maior do que a parte côncava da colher “real”, continue a moldar a cunha (parte côncava da colher) como faria com um pote.

post7.jpg

post8.jpg

Use sua textura e um rolo para pressionar suavemente a textura. Eu gosto de enrolar o laço apenas pelos lados.

post9.jpg

Perfure o buraco e limpe-o.

post10.jpg

Limpe a parte côncava e a borda para obter a forma desejada.

post11.jpg

Eu deixo a minha impressão secar e deixo virada para baixo para dar um pouco mais de suavização no cabo e afino um pouco mais.

post12-e1536672227659.jpg

Todas as colheres estão secando nas prateleiras do forno antes da queima. Eu acho que elas podem se tornar mais fortes do que as moldadas quando se começa com uma bola fresca e sólida de argila, onde o ar não foi introduzido no processo.

E aqui está o produto acabado em esmalte branco e terra queimada:

post

Uma vez a técnica aprendida, o céu é o limite para suas criações, vou deixar um pouco mais de inspiração:

post.jpg

post

post.jpg

post.jpg

post.jpg

Se você se animar e fizer o seu, compartilhe conosco!

 

3 comentários em “Como deixar a mesa mais charmosa com um simples detalhe.

    1. Oi Rogério, tudo bem? Muito obrigada pelo interesse em meu trabalho. O meu objetivo aqui é montar cursos para ensinar as técnicas que utilizo, mas sim vendo também, me fala um pouco sobre você, você gosta de cerâmica, quer aprender a fazer, trabalha com isso ou quer encomendar peças? Estou à sua disposição, mais uma vez obrigada!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s